SAÚDE


CERP - Centro Especializado em Reabilitação Pélvica - Ajudando você a ter uma qualidade de vida muito melhor.

A Podium Sport Eventos está começando a fazer uma serie de entrevistas com algumas empresas locais que ajudam os nossos atletas e amigos a ter uma qualidade de vida melhor e principalmente sem dor.

Entre os lugares da nossa cidade que fazem a diferença na vida das pessoas temos o CERP – Centro Especializado em Reabilitação Pélvica, convidamos para uma entrevista a Fisioterapeuta Drª Cidinha Alexandre, proprietária da CERP, falaremos um pouco de alguns tratamentos que são realizados na clínica, e esperamos a sua visita para conhecer de perto o trabalho desenvolvido.

                                                                                                                                           

Podium: O que é o CERP?

Cerp: É um Centro Especializado em Reabilitação Pélvica que atende Porto Velho e região.

 

Podium: Qual sua finalidade?

Cerp: O CERP Foi criado com o intuito de proporcionar todas as áreas da fisioterapia pélvica em um único lugar. Aqui no Centro tratamos todas as disfunções: Uroginecológica, proctológicas e sexuais. Masculino, feminino e pediátrico. A fisioterapia pélvica ainda pouco conhecida, vem conquistando seu espaço no mercado através de profissionais sérios que tratam seus pacientes com respeito e sabedoria.

Mesmo nos dias de hoje, com tanta tecnologia e o mundo globalizado, nos deparamos ainda com situações de pessoas que sofrem com alguma patologia e não conseguem externar estes problemas.

 A nossa estrutura pélvica tem grande importância em nossa saúde e bem estar. E quando esta estrutura se encontra em disfunção, sentimos diretamente no nosso corpo e no nosso psicológico. (interfere diretamente na qualidade de vida)

Podium: Quais as especialidades?

Cerp: Fisioterapia Uroginecológica, obstétrica, proctológica e oncológica;

Fisioterapia nas disfunções sexuais masculinas e femininas;

Fisioterapia pélvica na infância;

Psicologia geral;

Quiropraxia e terapias manuais;

Agulhamento a seco;

RPG – Reeducação postural global;

Podium: Como eu sei que estou precisando de fisioterapia pélvica?

Cerp: Existem alguns sinais clássicos e fáceis de reconhecer:  perder xixi em momentos inadequados, ter urgência de ir ao banheiro, levantar varias vezes a noite para urinar, não conseguir segurar fezes ou flatuz, sentir dor na relação sexual, não chegar ao orgasmo, não conseguir uma ereção satisfatória, não segurar uma ejaculação por mais de 60 segundos, etc.

Podium: Existe uma idade específica para o tratamento?

Cerp: Não, qualquer pessoa pode apresentar disfunção do assoalho pélvico, independente da idade.

Quanto antes procurar um profissional especializado, mais fácil e rápido será o tratamento.

Podium: Como é realizada a fisioterapia?                                         

Cerp: Em primeiro lugar será realizada uma avaliação minuciosa para saber exatamente qual a sua disfunção, e só a partir daí é desenvolvido o seu plano de tratamento. A fisioterapia pélvica é um tratamento individual e realizado de acordo com a sua necessidade.

Podium: A fisioterapia é desconfortável ou dolorosa?

Cerp: Não, apesar de ser uma fisioterapia intima, não é para sentir dor ou desconforto, a não ser nos casos de vaginismo, dispareunia ou vulvodinea, para que o tratamento tenha resultado, às vezes a paciente sentirá dores moderadas durante o tratamento para obter a reabilitação da sua musculatura pélvica até chegar ao ponto de não sentir dor nas sessões de fisioterapia ou na relação sexual.

Podium:  Vocês tratam crianças no CERP?

Cerp: Sim, trabalhamos com as disfunções pediátricas: incontinência urinária e fecal, urgências miccionais, pós cirurgias coloproctológicas.

Podium: Como é feito a fisioterapia pediátrica?                                                

Cerp: Através de diários e terapias comportamentais, neuromodulação parasacral superficial, eletroestimulação superficial, biofeedback eletromiográfico e exercícios pélvicos. A fisioterapia pediátrica é completamente superficial, nada invasiva.

Podium: Quais resultados podemos esperar da fisioterapia pélvica?

Cerp: A fisioterapia pélvica é reconhecida como padrão ouro em várias patologias relacionadas a região pélvica, sendo capaz de resolver problemas que antes seria cirúrgico. Com relação ao resultado o fisioterapeuta especializado tem a capacidade na avaliação de estar passando isto ao paciente. Da mesma forma que se a fisioterapia não for resolver, o fisioterapeuta tem que avisar seu paciente que está além de suas possibilidades.  

Podium: A fisioterapia pélvica pode atuar na vida dos atletas?

Cerp: Com certeza, principalmente na vida de atletas que treinam aeróbico intenso de impacto ou performance com peso excessivo, estes atletas correm o risco de adquirir uma incontinência urinária de esforço. Trabalhamos com a prevenção desses atletas, para não ter uma complicação com o passar do tempo.

Podium: O que você diria sobre os profissionais do CERP?

Cerp: Somos treinados e capacitados para cuidar de você com experiência e capacidade de escolher o melhor tratamento para cada paciente em sua individualidade. Aqui no CERP o paciente tem valor, e é prioridade para nós.

Marque sua avaliação e venha conferir o que podemos fazer por você.

Telefones: (69)3229 – 0172 e 99396 – 8253,  na rua Duque de Caxias, 2330, bairro São Cristóvão, Porto Velho - RO

Podium: A Podium Sport agradece.