TREINO


É MELHOR CORRER DE MANHÃ OU À NOITE?

Manhã ou noite? Tanto faz… O horário ideal para correr é aquele em que você está livre para se exercitar. Óbvio que cada período do dia traz pontos positivos e negativos para o treino. Confira:

Manhã

 

Prós

  •  
  •  A umidade do ar tende a estar mais alta nesse momento e a taxa de poluição é menor.
  • O exercício acelera o metabolismo e libera hormônios que deixam você mais disposto para enfrentar as tarefas diárias.
  • O treino não atrapalha tanto outros compromissos pessoais e profissionais.

Contras

  • Dependendo do horário e da época do ano, o calor é intenso.
  • O organismo geralmente não está hidratado e nutrido o suficiente no início da atividade.
  • A musculatura ainda está relaxada e algumas pessoas podem demorar um pouco mais  para ’embalar’ a corrida.

       Noite

Prós

  • A temperatura costuma ser amena e agradável.
  • É mais fácil planejar a alimentação e chegar bem abastecido ao treino.
  • Por ser a última atividade do dia, não há pressão e ansiedade para finalizar logo a corrida.

Contras

  • Reuniões de trabalho, happy hours, aniversários e outros compromissos no fim do dia podem fazer você deixar de treinar.
  • O cansaço e o estresse acumulado no trabalho interferem no rendimento do exercício.
  • Do mesmo jeito que a atividade ajuda no sono (devido ao relaxamento após o exercício), ela também pode prejudicar sua noite. Isso porque, ela libera adrenalina – te deixando muito agitado a curto prazo. Procure parar de correr cerca de três horas antes da hora que costuma se deitar. Assim, há tempo para normalizar o nível de hormônios excitatórios no organismo.